sábado, 11 de julho de 2009

Brasil, uma nação griô

A celebração das vivências griôs (experimentos de tradição oral) e de mediação de leitura na II Vila de Histórias nas Terras do Boi Falô – Encontro Nacional de Contadores de Histórias – culminará com a inédita aula-espetáculo “Brasil, uma nação griô”, no dia 11, às 20 horas, na sede da Associação Nina (Núcleo Interdisciplinar de Narradores Orais e Agentes de Leitura), com a participação de vários representantes da sociedade e governo, dentre eles, o secretário de Cultura do MinC, o campineiro Célio Turino.

A aula-espetáculo consistirá em uma grande e inusitada apresentação artística (musical, cênica e performática) em que atuarão todos os representantes das ongs participantes do Encontro, tendo como a linha mestra a pedagogia griô – que tem como referências teóricas e metodológicas a educação biocêntrica, de Ruth Cavalcante, a educação dialógica de Paulo Freire, dentre outros, voltados para o diálogo entre a tradição oral e a educação formal. O projeto pedagógico da Ação Nacional Griô foi idealizado pela educadora e griô Lilian Pacheco e a ong Grãos de Luz.

Nesse contexto, os artistas se integrarão para compor o evento, cada qual com sua particularidade, como uma forma de reverenciar a vivência griô e a mediação de leitura em diálogo com a educação formal, tendo também como base referencial a Lenda do Boi Falô. O grupo de batida de côco Bongar de Pernambuco deverá mesclar sua musicalidade com a performance dos mestres de capoeira, por exemplo. Também neste momento haverá uma homenagem especial ao primeiro artista-residente da Associação Nina, o multi-artista performático Hélio Leites.
“Elaboramos uma programação que desencadeará em um esplêndido espetáculo. Cada artista se apresentará em seu tempo, mas terá uma interação dele com outros, numa base de troca de vivência. Teremos uma mescla de atividades artísticas com um ritmo bem animador e alegre para também festejar o artista-residente da Associação, o também artista plástico Hélio”, explica o vice-presidente da ong Conta Brasil, Zé Bocca, que ministrou a oficina “O corpo conta” na II Vila.

A proposta da estadia “artista-residente” surgiu durante os debates do encontro e diálogos nos bastidores. Os representantes das ongs participantes, como Conta Brasil, Instituto Aletria, Ponto de Cultura Tá na Rua, Grupos Tainã, Bongar, Tambores de TO e Tapetes Contadores, vislumbraram assim, uma forma de criar um diálogo entre a Nina, o artista, a comunidade e a rede da Ação Nacional Griô, entidade à frente das políticas de transmissão dos saberes e fazeres da tradição oral em diálogo com a educação formal. “Nesse sentido, convidamos o mais completo contador de histórias do Brasil, o Hélio, que se apresenta na Vila pelo segundo ano consecutivo”, ressalta o artista Marcelo Alvo, um dos coordenadores da Nina.

Nesse dia, haverá uma mescla de ações artístico-literárias, resultados das vivências do II Vila, que contou com a experimentação biocênica do artista Marcos Brito, intervenção cênica com Hélio Leites, com a Cia Narradores Urbanos, mantenedora da Associação Nina que homenageará também o ensaísta Guilherme de Almeida , considerado o príncipe dos poetas. Conquistas como o ‘Bolsa-cultura’ – incentivo de R$ 280,00 oferecido para mestres griôs transmitirem o saber junto à educação formal – também será celebrado.

As celebrações não se resumem a essas cenas, mas se estendem. A coleta de assinaturas (necessário 1 milhão) para a criação da Lei Nacional de Ação Griô e o lançamento do mapeamento nacional de contadores de histórias através da ong Conta Brasil para criar um recenseamento e catalogar todos os profissionais ativos e disponibilizar os dados bem como regulamentar a atividade estão no script da aula-espetáculo. “A aula-espetáculo não estava na programação, será o primeiro espetáculo teatral concebido, articulado, produzido e realizado em rede nacional na história do teatro brasileiro por conta de nossas vivências na II Vila”, enfatiza o produtor cultural Satini, um dos coordenadores do Ponto de Cultura Tá na Rua (RJ).

A II Vila de Histórias nas Terras do Boi Falô – Encontro Nacional de Contadores de Histórias - é uma organização da Associação Nina em parceria com o Sesc-Campinas, prefeitura de Campinas e Ministério da Cultura. E contou com o apoio dos parceiros – Grupo Tainã, Urucungus Puitas e Quijengues
Dados comemorados na aula-espetáculo
Pontos de cultura no Brasil – 130
Griôs aprendizes, griôs e mestres de tradição oral bolsistas – 650
Pontos de Cultura (entidades de educação e cultura envolvidas) – 600
Estudantes brasileiros envolvidos – 130 mil
Bolsa-cultura griô – incentivo de R$ 280,00
Redes regionais para todo o Brasil – 7
Trilhas griôs (para fortalecimento da formação universitária de
griôs aprendizes e educadores) – 16


Sede da Associação NINA
"Vila Nina"
Rua Antônio Carlos Neves, 338,
Chácara Campos Elíseos.
Tel: (19) 3325.6651

Realização: Associação NINA e SESC Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário