sábado, 18 de julho de 2009

MOVIMENTO ESTUDANTIL

As salas de aula do ICC na UnB ficaram lotadas na noite dessa sexta-feira durante as discussões dos GDs (grupos de debate). Ao todo, foram formados treze grupos. Os relatórios dos GDs foram encaminhados à comissão de sistematização do congresso e as propostas estão sendo votadas neste deste sábado, na plenária final, que durará dois dias, deixando para domingo a eleição da nova diretria da UNE.
As pautas dos GDs foram: Conjuntura, Reforma do Ensino Superior, Políticas Afirmativas, Assistência Estudantil, Extensão Universitária, Passe-Livre, Meia-Entrada, Meio-Ambiente, Cultura, Inclusão Digital/Software Livre, Movimento Estudantil, Gênero / LGBT e Esportes.
Além da discussão sobre o próprio movimento estudantil, temas que já integraram a pauta das mesas nesta sexta-feira em debates como os de Educação contaram com grande participação na noite de ontem, sobretudo os do eixo educacional, como a Reforma do Ensino Superior, a Meia Entrada e Assistência Estudantil.

Efervescência
Momento privilegiado do congresso da UNE, os grupos de debate são discussões abertas entre os próprios estudantes. Diferente das dezenas de painéis que aconteceram, cujos temas contaram com presença de convidados para serem explanados, os GDs são amplas reuniões conduzidas pelas próprias lideranças estudantis. Desses grupos de discussão é que sai a maioria das propostas que constituem a pauta da plenária final do congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário