segunda-feira, 13 de julho de 2009

Lula irá ao 51º Congresso da UNE

Confirmado!      

Pela primeira vez na história, os estudantes brasileiros receberão um presidente da República em seu congresso.
Luís Inácio Lula da Silva se encontrará nesta quinta - feira, dia 17, com estudantes dos 27 estados do Brasil. Mais de 10 mil estão sendo esperados na capital federal para o evento que acontece desde 1937, integra os estudantes brasileiros a cada dois anos e em 2009 celebra os 30 anos de reconstrução da UNE.
Não é a primeira vez que o congresso da UNE recebe um chefe de estado. Em 1999, no 46º congresso, em Belo Horizonte, Fidel Castro, foi o estadista da vez, discursou por mais de duas horas no ginásio do Mineirinho repleto de estudantes.

ProUni
A ocasião desta quinta-feira será o I Encontro Nacional dos Estudantes do ProUni. Este encontro integra a programação do 51º Congresso da UNE.
Importante movimento que surge juntamente com uma política de acesso a universidade, o movimento dos prounistas se iniciou com o primeiro encontro municipal na cidade de São Paulo, em 2007. Em seguida foi a vez dos estudantes do Rio de Janeiro realizarem seu encontro estadual. A partir de então, em muitos estados brasileiros aconteceram encontros de prounistas. Mudanças significativas foram aplicadas no programa Universidade Para Todos a partir de contribuições encaminhadas por esses encontros regionais. Muitos deles contaram com a presença de representantes do ministério da Educação, como a do próprio ministro Fernando Haddad.
O clima é de amizade entre os prounistas e Lula, afinal, o ProUni é um dos programas preferidos do presidente, atende a mais de 400 mil jovens no Brasil e o último ENADE revelou desempenho acima da média, dos estudantes beneficiados pelo programa em relação aos demais.

Visita esperada
Não será o primeiro encontro de Lula com a UNE. No dia 12 de agosto de 2008, o presidente compareceu à Praia do Flamengo, 132.
O endereço histórico da UNE, retomado após 43 anos foi palco do ato de lançamento do projeto de construção da Casa do Poder Jovem.
Em reconhecimento aos danos causados pela tirania do estado brasileiro, Lula declarou apoio necessário a reconstrução da nova sede, que tem seu projeto assinado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.
Esse evento marcou o lançamento da caravana da UNE, que percorreu, todos os estados do Brasil e encerrou em Brasília, onde foi recebida pelo presidente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário