sábado, 4 de julho de 2009

Brasília sediará reunião do Comitê do Patrimônio Mundial em 2010

Primeira cidade moderna a ser reconhecida pela UNESCO como patrimônio da humanidade, Brasília receberá em 2010, membros dos países integrantes do Comitê do Patrimônio Mundial.
Responsável pela implantação da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972 - um dos instrumentos legais internacionais com adesão mais abrangente, ratificado por 186 Estados Partes , o Comitê é formado por representantes de vinte e uma nações. Além de avaliar as candidaturas dos países ao título de patrimônio mundial, o comitê analisa relatórios acerca das condições das localidades inscritas, indicando providências aos pasíses quando necessário.

Candidatura Brasileira

O Caminho do Ouro e sua Paisagem não ficou entre os 13 sítios inscritos na reunião de Sevilha, nesta semana. Mas, é certo que em 2010 o Brasil deve pleitear novamente, na reunião de Brasília a condição de patrimônio da humanidade à paisagem de Paraty.

Patrimônio Mundial    

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e Cultura (UNESCO) se propõe promover a identificação, a proteção e a preservação do patrimônio cultural e natural de todo o mundo, considerado especialmente valioso para a humanidade. Este objetivo está incorporado em um tratado internacional denominado Convenção sobre a proteção do patrimônio mundial cultural e natural, aprovada pela UNESCO em 1972.
Patrimônio cultural é composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
Patrimônio cultural subaquático compreende os sítios arqueológicos submersos.
Patrimônio natural significa as formações físicas, biológicas e geológicas excepcionais, habitats de espécies animais e vegetais ameaçadas e áreas que tenham valor científico, de conservação ou estético. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário