quinta-feira, 30 de julho de 2009

oito meses de terror

Israel lançou uma operação militar de três semanas em Gaza, em dezembro de 2008. Passado meio ano, a população de Gaza ainda sente as consequências daquele ataque. As casas continuam destruídas, e o acesso aos serviços públicos, tais como hospitais e abastecimento de água, é limitado. A maioria das pessoas em Gaza sente o impacto do rigoroso fechamento de Israel, pelo qual já vem passando há mais de dois anos. À medida que toda a sociedade fica cada vez mais empobrecida, algumas pessoas estão recorrendo mais a carroças puxadas por burros e a bicicletas.

Um grande número de crianças em Gaza sofre de anemia, principalmente por causa da deficiência de ferro. Yehia Alhassani, que está sendo tratado em um hospital na cidade de Khan Yunis, é uma delas. Sua mãe não pode amamentar porque seu leite secou durante a guerra, em dezembro de 2008 e janeiro de 2009, e sua família não tem dinheiro para comprar o preparado de leite próprio para bebês, a fim de mantê-lo bem alimentado e em boa saúde.

Meriam, de 45 anos, passa a maior parte do dia na cozinha. Ela tenta dar uma comida boa e nutritiva para seus filhos, mas quase não tem dinheiro para comprá-la. Com meio dólar por dia para viver, por pessoa, cerca de 40% da população de Gaza é muito pobre. O restante 30% é pobre, e vive com um dólar por dia, por pessoa.
Muitas famílias só conseguem seguir adiante fazendo empréstimos ou vendendo seus bens pessoais, tais como joias, e bens essenciais para a sobrevivência, como tratores, burros ou carros que usaram como táxis.


Em Gaza, a vida diária é uma luta contra a pobreza, a destituição e a incerteza sobre o que o futuro vai trazer. Além disso, por mais de dois anos os moradores vêm precisando se adaptar ao rigoroso fechamento israelense. Isto significa que muitos bens e materiais não têm permissão para entrar em Gaza.
A destruição trazida pela operação israelense em Gaza no inverno passado agravou as dificuldades da população. Ezbet Abd Rabo e Khalil Abu Khader e sua esposa estão limpando o telhado destruído do que foi sua casa. Khader é um dos milhares de moradores de Gaza que não podem reconstruir suas casas porque não é permitido o ingresso de materiais de construção na área.

Pescadores de Gaza não podem mais pescar em mar aberto. A marinha israelense reduziu o acesso deles a três milhas náuticas, o que não é suficiente para pescar muitos peixes de tamanho razoável.
As embarcações israelenses às vezes lançam tiros de advertência na direção dos pescadores de Gaza quando eles se aventuram no mar. Eles também se arriscam a ter seus barcos e redes confiscados pela marinha.

Salama Abu Medain, de 65 anos, está usando os velhos instrumentos agrícolas de seu pai para limpar sua terra, que foi destruída durante a operação militar israelense. Abu Medain precisa sustentar uma grande família, formada por 17 pessoas, da que consegue com a fazenda.


Com frequência, as crianças em Gaza têm a tarefa de fornecer água limpa para suas famílias.
Muitas famílias sofrem há muitos anos com a falta de água limpa. As redes de água, danificadas durante a operação militar, foram consertadas. Mesmo assim, tendo em vista a falta de peças de reposição, o sistema de água e saneamento é muito frágil e poderia entrar em colapso.

Uma mulher ferida durante o conflito recebe assistência da equipe médica no hospital Al Shifa, na Cidade de Gaza. Ela está entre as cerca de 120 a 150 pessoas que perderam um ou vários membros durante a guerra e que agora esperam para receber membros artificiais.
O Centro de Membros Artificiais e Polio, apoiado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha na Cidade de Gaza, ajudará muitos amputados a andarem de novo. No entanto, a importação de materiais e componentes ainda é um processo difícil e longo.


Rajeh é um palestino desempregado que vive no Sul de Gaza. Ele recolhe lenha para sua mulher, que a utiliza nos trabalhos domésticos do dia-a-dia. Rajeh não tem dinheiro para comprar gás de cozinha, mesmo se houver gás à disposição no mercado.



fonte
Cruz Vermelha Internacional



Nenhum comentário:

Postar um comentário