quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Confecom | São Paulo

A Conferência irá eleger os representantes da sociedade civil que irão participar da 1ª Confecom

São Paulo realiza a sua Conferência Estadual de Comunicação entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro na Assembleia Legislativa. A convocação foi publicada na edição de 22 de setembro do Diário Oficial.

Sob a coordenação conjunta da Comissão de Transportes e Comunicações da Alesp e da Comissão Paulista Pró-Conferência de Comunicação (que representa os movimentos sociais paulistas), a Conferência Estadual irá eleger os representantes da sociedade civil que irão participar da 1ª Confecom, Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada em dezembro por iniciativa do governo Lula.

O cronograma das etapas municipais, regionais e estaduais da Confecom foi definido em Brasília pela Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara em parceria com dezenas de entidades da sociedade civil, das universidades, jornalistas e empresas de comunicação. Atualmente, existem 24 Comissões Estaduais preparatórias à Confecom em atividade no País.

Contra o monopólio

A democratização dos meios de comunicação - tema central das conferências - é alvo de debates há muitos anos no País. De 2003 até hoje já foram mais de 50 pré-conferências pelo País. O debate público sobre a função social dos meios de comunicação esbarra no forte monopólio das empresas de mídia, que integravam a Comissão Organizadora Nacional da Conferência. Só que no dia 13 de agosto, a maioria dos empresários do setor abandonou a Comissão, por divergências no regimento interno em relação ao número de delegados.

Em maio, o Diretório Estadual do PT deu a largada para uma série de ações para a realização das conferências nos municípios administrados pelo partido em São Paulo. Nos dias 10 e 11 de setembro, o Grupo de Trabalho de Comunicação do Diretório Nacional do PT realizou, na Fundação Perseu Abramo, oficina com a participação de dirigentes do partido para definir diretrizes para a Conferência.

No dia 12 de setembro, a Câmara Municipal promoveu a I Conferência Livre de Comunicação do PT-SP, que reuniu parlamentares e militantes pela democratização da Comunicação. Entre as regiões paulistas que já realizaram as Conferências Regionais estão Suzano, ABC e Guarulhos.

Reivindicações

Os participantes da 1ª Conferência Municipal de Comunicação de Guarulhos apresentaram um documento com mais de 50 sugestões para o aperfeiçoamento da imprensa. Destaque para a criação de conselhos de comunicação para acompanhamento e controle público das concessões e renovações de outorgas de rádios e TVs, para a universalização do acesso à banda larga tornando-a pública e gratuita, e incentivo a um sistema público de rádio e televisão, com conteúdos que privilegiem a cultura brasileira local.

Em Suzano, a Conferência realizada em 22 de agosto teve cerca de 200 participantes, que elaboraram um documento com 25 propostas, como a legalização das rádios comunitárias e a destinação de uma parcela dos orçamentos dos Municípios, Estados e União para apoio a projetos de comunicação comunitária;

Já a 1ª Conferência Regional de Comunicação do ABC reuniu representantes do setor de sete cidades da região em Mauá, no dia 27 de agosto, para debater temas como a democratização da mídia e as TVs públicas. Entre os debatedores, o professor Luis Roberto Alves, da Universidade Metodista, o empresário Eduardo Guimarães, do blog Cidadania.com, o gerente-executivo da Nova TV Brasil, Marco Antônio Filho, e o jornalista Luiz Carlos Azenha, do blog Vi o Mundo.

As cidades de Campinas, Osasco, Araçatuba, São José do Rio Preto, Piracicaba e Jacareí vão realizar conferências preparatórias em outubro. Haverá também uma Conferência Livre Infantil. As propostas e conclusões das Conferências Regionais serão encaminhadas às Conferências Estadual e Nacional.

Conheça as entidades que participarão da Conferência Estadual de Comunicação de São Paulo

ABCCom - ABRAÇO (SP) - Ação da Cidadania (SP) - Com. Dem. Informativo - Ação Educativa - ACESP - Agência Pressenza - Andep - APEOESP - Articulação Mulher e Mídia - Artigo 19 - Ass. da Parada Orgulho GLBT - Associação Cantareira - Atuadoras - Campanha pela Ética na TV - Centro Informação Mulher - Centro Academ. Benevides Paixão - Comunicação Social - PUC-SP - Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e a Adolescência - Ciranda Internacional Informação Independente - Coletivo Cidadania Ativa - Coletivo Demover - Coletivo Digital - Coletivo Esquerda - Coordenaçao Nacional de Entidades Negras - CONEN - Conselho Regional de Psicologia de S. Paulo CRP-SP - Cursinho da Poli - CUT Nacional - CUT-SP Educafro - ENECOS - Escritório Modelo PUC/SP - Fa. Saúde Pública USP - Fórum de Mídia Livre - Fórum Centro Vivo FCV – FRINATEC - Gab. Dep. Luiza Erundina - GENS - Educação e Cultura - GPOPAI - USP - Grupo Baixada Santista Pró-Conferência - IBCCRIN - Instituto Alana - Instituto de Cultura Árabe - Instituto Paulo Freire - Intervozes - Juventude do PT - Liga Brasileira de Lésbicas LBL-SP - Marcha Mundial pela Paz e pela Não Violência - Memória Magnética - MMM-Marcha Mundial de Mulheres - Moradia MMLM-FCV - Mopat - Movimento Palestina para Tod@s - Mov. Anistia - Movimento dos Jornalistas de São Paulo Sindicato é Pra Lutar! - Mov. Moradia Flagelados Enchentes de Guaianazes - Mov. Nac. Moradores de Rua - Movimento de Moradia de Sao Paulo e Interior UMM - Newswire Comunicaçao - Núcleo de Cinema e Vídeo COM-Olhar - OBORÉ Projetos Especiais em Comunicações e Artes - Observatório da Mulher - Proj. Cala-boca já morreu - Proj. Catraca Pede Passagem - Proj. O Que Pode ser Diferente Rede Anid Brasil - Sec. Executiva - Revista Viração - Sind. Bancários PS - Sind. Radialistas - Fitert - Sociedade de Desenvolvimento Cultura Ecológica e Social de S. Paulo - Soma Comunicação - Sumaré - int. Sind. Radialista - TV Cidade - TV Comunit. Bauru - União Brasileira de Mulheres UBM-SP - UMC - União de Mulheres de São Paulo UMSP - UNEAFRO - União de Mulheres - União de Mulheres SP - USJT - Vermelho - PML.

Nenhum comentário:

Postar um comentário