segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Destino: Brasil e o papel das film comissions

Pré-estreia de “Plastic City” lotou Cine Santa Tereza; TV
como aliada foi tema de debate na 3ª CineBH

Os caminhos para a realização de co-produções internacionais são múltiplos, mas a proliferação de film comissions no Brasil têm facilitado a realização de filmes aqui e organizado a indústria do audiovisual para o mercado global. O segundo debate da 3ªCineBH, “Destino:Brasil” reuniu ontem, em torno do tema, a diretora da Minas Film Comission, Carolina Gontijo, a produtora da EH! Filmes, Elisa Tolomelli, o sócio da Gullane Filmes, Gabriel Lacerda, o presidente da Riofilme, Sérgio Sá Leitão e, como mediador, o presidente da Rio Film Comission, Steve Solot.

Os dois principais projetos da Rio Film Comission foram destacados por Solot: o filmeem episódios “Rio Eu Te Amo” e o possível novo filme de Woody Allen. Ele ressaltou a importância das film commissions pra atrair produções internacionais para o Brasil e de como eles pretendem tornar o Rio de Janeiro um grande pólo de produção cinematográfica mundial.

Elisa Tolomelli acrescentou que as film commissions são importantes também para as produções nacionais, quando vão filmar fora de suas cidades-base. "Produzi recentemente 'A Hora e a Vez de Augusto Matraga' em Diamantina e a film commission de Minas Gerais foi fundamental nesse processo, nos auxiliando com a infra-estrutura e os prestadores de serviços da região". A responsável pela comissão mineira, Carolina Gontijo, lembrou que a estrutura deve ser fortalecida porque há uma grande vontade política, muito em função do turismo que este tipo de parceria pode proporcionar.

Gabriel Lacerda, da Gullane, contou como o mercado internacional sempre fez parte das prioridades da Gullane e citou os exemplos dos recentes “Birdwatchers” (filmado por um italiano no Mato Grosso do Sul) e “Plastic City” (filmado por um diretor de Hong Kong em São Paulo e exibido ontem no Cine Santa Tereza). Lacerda contou curiosidades das co-produções internacionais como "em determinados momentos no set de filmagem de Plastic
City tínhamos seis idiomas sendo falados. Um membro da equipe não falava o idioma do outro, mas de alguma forma eles se entendiam”.

Ademais da rica experiência de troca cultural, Sérgio Sá Leitão mencionou o foco em desenvolvimento econômico que a Rio Film Comission, por exemplo, tem. “Iremos trabalhar com investimentos reembolsáveis e não com recursos a fundo perdido”, disse.
Os debates continuam hoje com o tema “A TV Como Aliada”, a partir das 15h, com
convidados franceses e representantes de TVs brasileiras.

A programação da 3ª CineBH continuou no sábado com exibição da co-produção EUA/Brasil, "O Mar por Testemunha”, de Gustavo Lipsztein e “Ginga”, de Tocha Alves, Hank Levine e Marcelo Machado.

A pré-estreia nacional “Plastic City”, de Yu Likwai, levou o público ao Cine Santa
Tereza às 22h e foi apresentada pelo ator Milhem Cortaz e pelo produtor Gabriel Lacerda.
Quem foi ao Cine Tenda se divertiu com a exibição do filme-jogo “A Gruta”. Os
espectadores receberam controles remotos para interferir no destino dos protagonistas.

A sessão Família com Poesia estréia hoje às 16h no Cine Santa Tereza, com a exibição de “Palavra (En)Cantada”, de Helena Solberg. Cinco curtas-metragens integram a série 4 em cartaz às 18h no Cine-Tenda.

A pré-estreia nacional da noite de domingo é o longa “Independencia”, uma produção França/Filipinas/Holanda/Alemanha, dirigida por Raya Martin. O filme será exibido às 19h no Cine Santa Tereza. No Cine-Praça, o documentário “Mamonas Pra Sempre”, de Cláudio Kahns promete emocionar os saudosos fãs da banda a partir das 21h.
O vencedor do Festival do Rio na categoria documentário “Dzi Croquettes” é a atração das 21h30 no Cine Santa Tereza.

A Mostra CineBH integra o programa Cinema sem Fronteiras que a Universo Produção realiza em Minas Gerais (responsável também pela Mostra de Tiradentes, em janeiro, e pela CINEOP – Mostra Ouro Preto, em junho) e chega a sua terceira edição de 15 a 20 de outubro de 2009 com o desafio de expor as características da produção cinematográfica contextualizando o mercado audiovisual em intercâmbio com o mundo e com a presença da FRANÇA.

O evento acontece na Vila do Cinema, erguida uma vez mais em Santa Tereza, tradicional bairro da capital mineira. A Vila é composta pelo Cine-Praça (espaço para mais de 1.000 espectadores), Cine-Tenda (com 400 lugares), e o tradicional Cine Santa Tereza (com uma platéia de 500 lugares), prédio arquitetônico e urbanístico expressivo da história cultural e do cinema em Belo Horizonte, fundado em 1944 e desativado desde 1980, que ressurge mais uma vez como coração da Mostra CineBH.

Informações para o público
(31) 3282.2366 – Universo Produção site oficial: www.cinebh.com.br

3ª CineBH – Mostra de Cinema de Belo Horizonte
15 a 20 de outubro de 2009

Patrocínio Prefeitura de Belo Horizonte/Belotur, Petrobras, Contax]
Incentivo Leis Municipal e Federal de Incentivo à Cultura
Apoios
França.br 2009, Culturesfrance, Embaixada da França no Brasil, Ministério daCultura/Secretaria do Audiovisual, Ambev, Café Fino Grão
Idealização e realização: Universo Produção

Assessoria de Imprensa Universo Produção – (31) 3282.2366
Ariane Lemos: (31) 9751.0445 e Ana d’Angelo – (11) 8215.7359
imprensa@universoproducao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário