quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Festival

O Festival irá acontecer entre os dias 11 a 14 de setembro e volta a ocupar os gramados da Funarte. Realizado pelo grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro em parceria com a Pichaim Produções, o festejo vem pra conquistar definitivamente seu lugar no calendário cultural da cidade. Ano passado, mais de 15.000 pessoas circularam pelo Complexo Cultural da República que abrigou os três dias de festa.


A festa acontece para a comemoração do nascimento do calango voador, figura principal do mito criado para a cidade e que conta o nascimento do cerrado e de Brasília. Para a abertura do Festival é esperado a passagem do calango. "Este ano o calango passara voando pelo festival", promete o artesão Marcelo Chamoschine que está há mais de 6 meses construindo o boneco.

Um festejo candango tipicamente candango, completamente ligado ao cerrado e a Brasilia, celebra seus elementos e suas figuras, oferece para o Brasil uma festa singular reverenciando seres fantásticos como a Caliandra, o Elefante da Tromba D'água, o Gavião, o Guará e o Calango Voador, figuras modernas criadas para povoar ainda mais nosso incrível imagianario popular brasileiro.

Outra característica da cidade está em destaque no Festival, a sua diversidade. O Festival já trouxe para a cidade manifestações tradicionais nacionais e internacionais. Entre eles Mestre Salustiano de Pernambuco, Petit Mamady Keita da Guiné, o Quixabeira da Lagoa da Camisa da Bahia, Caiana dos Crioulos da Paraíba, bem como artistas e grupos locais. O Festival também reúne vários tipos de manifestação como mamulengo, circo, capoeira...

Em 2008, a grande festa da capital conta com o encontro afoxés Filhos de Gandhy da bahia e Alafin Oyó do Pernambuco, com a bela voz de Renata Rosa e Alessandra Leão além de forró, catupé, coco, maracatu, cavalo-marinho e samba pisado.

SERVIÇO:
FESTIVAL BRASÍLIA DE CULTURA POPULAR
Dias: 11 a 14 de setembro.
Dias 11 e 12 a partir das 20h
Dias 13 e 14 a partir das 15h
Local: Gramado da FUNARTE (atrás da Torre de TV)
Entrada Franca
Classificação: livre

Outras informações:
Stéffanie Oliveira
Coordenadora de Comunicação
(61) 8556 4362
pichaimproducoes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário