quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Em setembro acontece

O É Tudo Verdade 2009



1 a 7 de setembro - Cinemateca Brasileira - São Paulo
4 a 12 de setembro - Instituto Moreira Sales - Rio de Janeiro

14º Festival Internacional de Documentários inaugura um novo desenho, dividindo sua programação entre as mostras competitivas, realizadas como sempre em março/abril, e as mostras especiais, realizadas agora numa inédita programação no segundo semestre. O objetivo central é ampliar a oportunidade para o público conhecer e debater o melhor da produção não-ficcional, presente e passada, com um número maior de sessões e um calendário documental distribuído pelo ano.

O É Tudo Verdade / Mostras Especiais apresenta neste ano uma retrospectiva inédita do Louis Malle documentarista e uma homenagem a Paulo Cés
ar Saraceni no cinquentenário do clássico que co-dirigiu com o saudoso Mário Carneiro, o curta “Arraial do Cabo”, uma das obras precursoras do Cinema Novo. O ciclo informativo “O Estado das Coisas” tem a honra de lançar dois documentários brasileiros inéditos, de exibir os novos filmes do mestre norte-americano Robert Drew e do cineasta uruguaio Gonzalo Arijon, um das principais revelações latino- americanas da última década, e de examinar o caldeirão iraniano numa trilogia de obras tão contundentes quanto complementares.

Não poderia faltar uma obra que radiografa a própria atualidade da produção mundial de documentários. “Capturando a Realidade – A arte do documentário”, mais que o título de um belo filme, poderia batizar o conjunto deste programa.

Nossa gratidão reiterada às instituições parceiras na co-realização e em especial aos cineastas e produtores que nos confiaram suas obras.

Sejam bem-vindos e bom festival! 

Amir Labaki
Fundador e Diretor
É Tudo Verdade
Festival Internacional de Documentários

confira programação São Paulo - Rio de Janeiro


Mostra Do Novo ao Novo Cinema Argentino

19 de agosto a 6 de setembro - CCBB - São Paulo
08 de setembro a 27 de setembro - Brasília
15 de setembro a 04 de outubro - Rio de Janeiro

Com uma produção cinematográfica intensa e ainda pouco conhecida no país, a mostra Do Novo ao Novo Cinema Argentino - Birra, Crise e Poesia pret
ende diminuir a distância entre o público brasileiro e o cinema argentino.

Bastante respeitado lá fora, premiado nos Festivais de Cannes e Berlim, o cinema argentino é considerado um dos melhores da atualidade. A mostra exibe 27 filmes de dois diferentes períodos: de 1954 a 1964, do chamado Nuevo Cine (Novo Cine) e do que teria sido a "retomada", de 1997 aos dias de hoje, também chamado por críticos e historiadores de Nuevo Cine.
Os cineastas do segundo período não consideram o cinema que fazem de "Nuevo Cine". Porém a mostra se propõe a fazer uma análise comparativa entre os dois períodos e, a partir dela, apresentar ao espectador brasileiro filmes que pontuam parte da história daquela cinematografia e que não deixam de ter em comum alguns elementos como a poesia e a política.

A mostra também conta com a presença de diretores e produtores argentinos e professores brasileiros em vários debates.
confira programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário