quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Abaixo o AI-5 Digital

Todos (as) à Conferência de Comunicação

A Folha de SP, mais uma pertencente ao bloco dos que boicotam a Conferência de Comunicação, resolveu iniciar sua ofensiva na luta pela aprovação do AI-5 digital. Essa semana, publicou um seu site, a sinopse do livro "O Culto do Amador", de Jorge Zahar. A obra, que está disponível na Livraria da Folha, sataniza os meios livres de comunicação digital como My Space, blogs e youtube. O autor remete tudo a um único pacote que ele denomina "pirataria digital". De acordo com suas conclusões, o meio em que vivemos está se transformando em uma rede de banalidades e desinformação. Há falta de relevância e veracidade das informações. Importantes instituições culturais --em particular a música e a mídia impressa-- estão perdendo espaço para uma avalanche de conteúdo amador e gratuito. A sinopse vai adiante, ao dizer que a tal "pirataria digital" está prejudicando nossa economia, nossa cultura e nossos valores.

Esta é apenas mais uma demonstração da Folha, de que é realmente contrária à defesa da liberdade e do progresso do conhecimento na internet brasileira. Ela quer fazer da Internet o que a elite brasileira sempre fez com a universidade e com os meios de comunicação. Tornar uma propriedade de poucos, assim como as gravadoras fizeram com nossa música, como as fundações dos grandes bancos privados fizeram com o cinema e o teatro, como os laboratórios fizeram com nossa biodiversidade e como a Abril fez com nossa produção literária.

Para a Folha, as livres experiências de criação no mundo da imagem e da escrita digital, não passam de atividades amadoras, banais e desinformadoras.

Era de se esperar. A circulação impressa da Folha está caindo vertiginosamente. Apenas no primeiro semestre de 2009, a folha perdeu 5% dos seus leitores. Enquanto isso, na internet, os grandes portais de notícias, como a própria Folha on Line, disputa em pé de igualdade com outras redes de comunicação, que possibilitam a troca, a colaboração, a socialbilidade, a produção de informação e a ebulição cultural.

Mas, não é de igualdade que a Folha está falando. Ela insiste em empreender seus esforços na construção da sociedade dos privilégios. O que para um brasileiro pode ser a oportunidade de desenvolvimento e convívio com os meios de produção do conhecimento, para a Folha é "amadorismo". O que pressupõe a livre circulação do conhecimento e a apropriação coletiva dos meios para a recriação e fruição da cultura e da informação, para a Folha é "pirtaraia". Assim, ela vai apregoando seu idário ditatorial, no sentido de fortalecer os esforços dos parlamentares que ela financia nas campanhas eleitorais, e por esse caminho instituir o AI-5 digital no Brasil.

Esse projeto pretende bloquear as práticas criativas e atacar a internet, enrijecendo todas as convenções do direito autoral. O Blog do CUCA integra a campanha contra a aprovação do substitutivo proposto pelo senador Eduardo Azeredo no PL 137/2000, do Senado, e reitera: O Substitutivo do Senador Eduardo Azeredo quer bloquear o uso de redes P2P, quer liquidar com o avanço das redes de conexão abertas (Wi-Fi) e quer exigir que todos os provedores de acesso à Internet se tornem delatores de seus usuários, colocando cada um como provável criminoso. Centenas de atividades criativas serão consideradas criminosas pelo artigo 285-B do projeto em questão.

É o reino da suspeita, do medo e da quebra da neutralidade da rede. Caso o substitutivo do Senador Azeredo seja aprovado, milhares de internautas serão transformados, de um dia para outro, em criminosos. Abaixo o AI-5 Digital!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário