terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do Estudante

UNE - 72 anos

A data marca os 172 anos do decreto imperial que instituiu a criação das Faculdades de Direito de São Paulo, incorporada pela USP, em 1934 e da Faculdade de Direito de Olinda, mais tarde incorporada à Universidade Federal do Pernambuco. Exatos 100 anos depois, o dia do estudante no Brasil se consolida com a fundação da UNE, a União Nacional dos Estudantes. A data, portanto celebra o 72º aniversário da UNE. No dia 11 de agosto de 1937, com a instalação do I Congresso Nacional dos Estudantes, nasce o órgão máximo de representação estudantil. A entidade começa a funcionar no prédio da Casa do Estudante do Brasil, no Rio de Janeiro, sob a direção de Ana Amélia Queirós Carneiro de Mendonça. 


Agenda de Luta

Na semana comemorativa do Dia do Estudante, a UNE realizará a posse da sua nova diretoria, no dia 12, na Câmara dos Deputados. No dia 13, a agenda será com o presidente da República, juntamente com outras organizações sociais. Já, no dia 14, sexta-feira, o palco da comemoração serão as ruas de Brasilia. A UNE iniciará o calendário da tradicional Jornada Nacional de Lutas este ano, em um ato unificado dos movimentos sociais que contará com a participação de entidades como MST, Marcha Mundial de Mulheres, UBM, CONAM e centrais sindicais como a CUT, CTB, Força Sindical, UGT e CGTB. 

Pautas

Tanto na audiência com o presidente da república, quanto nas ruas, a pauta terá como centro a defesa da Petrobrás e das riquezas do Pré-Sal, além das reformas universitária, agrária, urbana e previdenciária.
Milhares de trabalhadores rurais já se encontram acampados em Brasíla a espera do ato de sexta-feira. Lideranças estudantis de todo Brasil também estão se dirigindo à capital federal, onde cumprirão agendas de mobilização até o dia 14. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário