segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Quinto Seminário

Teve início nesta segunda-feira, 3 de agosto, em Fortaleza, o quinto Seminário que discute a proposta do Sistema Nacional de Cultura (SNC). A abertura do evento contou com a presença de 150 convidados dentre autoridades, membros de conselhos do estado e dos municípios, além de gestores públicos e privados de Cultura.
O coordenador geral de Relações Federativas e Sociedade da Secretaria de Articulação Institucional e do SNC, João Roberto Peixe, destacou a tradição do Ceará nas políticas públicas culturais. “Aqui temos a mais antiga secretaria de Cultura do país, esse grau de institucionalidade é muito importante”, disse Peixe. “O Sistema Nacional é fundamental para o desenvolvimento da Cultura em nosso país”, discursou o secretário substituto de Articulação Institucional, Fabiano dos Santos Piúba.
O secretário da Cultura do Estado do Ceará, professor Francisco Auto Filho, cobrou dos gestores a implantação completa dos sistemas municipais de Cultura. “Temos 96 municípios que já têm o Sistema Municipal de Cultura completo. Precisamos tê-lo em todos os 184 municípios”, afirmou Auto Filho. “Dessa forma, vai haver ainda mais autonomia para a área da Cultura”, completou.
O secretário executivo da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Márcio Caetano, apontou que “estruturar o Sistema Nacional e os sistemas estaduais de Cultura é a principal política pública do setor”.
O Seminário do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no Ceará acontece até quarta-feira, dia 5, no Condomínio Espiritual Uirapuru (Avenida Alberto Craveiro, nº 2.222, Castelão).

Série de Seminários

O evento em Fortaleza é o quinto de uma série de seminários que será promovida até o final do mês de novembro, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, para apresentar a proposta de estruturação do SNC aos setores públicos e a sociedade civil.
No primeiro encontro, realizado em Salvador, no dia 6 de julho, participaram mais de 300 municípios, o que representa 72% dos 417 municípios do estado. Depois, em Maceió, nos dias 13 e 14, o segundo seminário contou com a participação de 85 dos 102 municípios alagoanos. No terceiro, em Recife, nos dias 17 e 18, 83% dos municípios pernambucanos estavam representados. No quarto, em Natal, nos dias 27 e 28, dos 167 municípios, metade participou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário