segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O papel da cultura no novo projeto nacional de desenvolvimento

apresentação

Entre os dias 14 e 16 de agosto de 2009, a Fundação Mauricio Grabois realizará, na cidade do Rio de Janeiro o seminário “O papel da cultura no novo projeto nacional de desenvolvimento”. O evento se insere na agenda de debates do 12º Congresso do Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

Ao longo desses últimos 87 anos, os comunistas brasileiros sempre estiveram presentes na luta em defesa da cultura brasileira por considerá-la um dos elementos marcantes da identidade nacional.

O objetivo do seminário será debater o lugar e o papel da cultura no novo projeto nacional de desenvolvimento e na própria transição ao socialismo.

A afirmação e o florescimento da cultura brasileira são indispensáveis para enfrentar a pressão ideológica que atua para impor uma hegemonia cultural estrangeira sobre o país.

Este evento deverá apontar medidas e ações que contribuam para preservar e fortalecer a identidade cultural do povo brasileiro.

Discutirá diretrizes para fortalecer as instituições públicas do setor com o objetivo de defender e fomentar a difusão cultural e artística brasileira.

 programação


14 de agosto (sexta-feira)
18h45
Abertura: Adalberto Monteiro, presidente da Fundação Maurício Grabois
Das 19h às 22h Políticas públicas para a cultura
Expositores
Juca Ferreira, Ministro da Cultura (a confirmar); Jandira Feghali, Secretária de Cultura do Município do Rio de Janeiro; e Guti Fraga, Coordenador do Grupo Nós do Morro.
Coordenação: Felipe Maia, diretor de cultura da Fundação Maurício Grabois

15 de agosto (sábado)
Das 9h às 13h
A cultura e o programa socialista
Expositores Renato Rabelo, Presidente Nacional do PCdoB; Manoel Rangel, Diretor da Ancine; e Héctor Soto, Ministro de Cultura da República Bolivariana da Venezuela (a confirmar).
Coordenação: Augusto Buonicore, secretário-geral da Fundação Maurício Grabois

Das 14h30 às 19h Painel com Experiências de Gestão Pública em Cultura
Expositores Célio Turino, Secretário Nacional de Programas e Projetos do Ministério da Cultura; Eduardo Bonfim, Secretário de Cultura de Maceió; e Márcia Souto, Secretária de Cultura de Olinda.
Coordenação Ronald Freitas, diretor de políticas públicas da Fundação Maurício Grabois
Noite Atividade Cultural

16 de agosto (domingo)
Das 9h às 13h Discussão sobre a participação dos comunistas nos movimentos de cultura e formação do coletivo nacional de cultura do PCdoB
Expositores Walter Sorrentino, Secretário Nacional de Organização do PCdoB; Teotônio José Roque, Pleno da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura; e Alexandre Santini, Coordenador do CUCA – Circuito Universitário de Cultura e Arte.
Coordenação Ana Cristina Petta, atriz

Nenhum comentário:

Postar um comentário