sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Conferência Nacional de Cultura

Março de 2010 será o mês da cultura nacional. Além da TEIA, que reúne pontos de cultura de todo país e que desta vez acontecerá em Fortaleza, a II Conferência Nacional de Cultura também será um momento de grande efervescência em torno da cultura.


Prevista para a acontecer entre os dias 11 e 14 de março de 2010, a II Conferência já está mobilizando a sociedade brasileira em torno da memória, da produção simbólica, da gestão, da participação social e da plena cidadania.

É cada vez mais notório o reconhecimento do estado brasileiro sobre o papel estratégico da cultura no fortalecimento do projeto nacional de desenvolvimento do país. A conferência, que acontecerá em Brasília promoverá debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, investidores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões.

As etapas da II Conferência se darão nos municípios até o dia 31 de outubro. Já as etapas estaduais e setoriais se realizarão até o dia 15 de dezembro. Além das etapas municipais e estauais, constituirão etapas também as pré-conferências setoriais, as conferências livres, virtuais e a plenária nacional.

Diferente da maioria das discussões que envolvem a sociedade civil em torno das polítcas públicas, a Conferência Nacional Cultura terá caráter propositivo e deliberativo, o que incluirá no programa de estado as contribuições da sociedade em torno do sistema nacional de cultura e do plano nacional de cultura.

A plenária nacional da conferência de cultura reunirá em Brasília 1485 delegados, sendo 1350 eleitos nas conferências estaduais, sendo 2/3 pertencentes à sociedade civil e 1/3 de esferas governamentais; 135 eleitos nas pré-conferências setoriais e 54 delegados natos, indicados pelos conselhos estaduais de cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário