terça-feira, 18 de agosto de 2009

Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura

O mestre de cerimônias Chico Simões encantou a plateia com seu palhaço, dando as boas-vindas ao público durante a abertura do I Encontro Nacional dos Pontinhos de Cultura/Espaços de Brincar. A cerimônia, na Sala Cássia Eller da Fundação Nacional de Artes (Funarte), em Brasília, também contou com a apresentação da Orquestra Popular e Corpo de Dança Menino de Ceilândia (DF). Foram entregues, simbolicamente, prêmios a cinco (um por cada região) dos 215 Pontinhos de Cultura selecionados em 2008: Africanamente (Sul), Vila Viva (Norte), Meninos da Ceilândia (Centro-Oeste), Sons do Bem (Nordeste) e Bola de Meia (Sudeste).

Estavam presentes o secretário de Cidadania Cultural, Célio Turino, o secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Américo Córdula, além de outras autoridades e representantes da área cultural. O encontro, de 13 a 15 de agosto, no Hotel Nacional, em Brasília, visa promover discussões para a construção de uma política nacional de transmissão e preservação da Cultura da Infância, por meio de ações que fortaleçam os direito

Para o secretário Célio Turino, “No Brasil, vamos criando uma outra relação, propondo um outro país: pulsante, vivo, empoderado. A cultura de infância nasce em casa, com a família: é uma relação de gratuidade, de entrega pura”, comentou. Fabiano Piúba, diretor-geral do Livro e Leitura da Secretaria de Articulação Institucional, disse que foram firmados convênios com alguns Estados para a implantação de 509 pontinhos ainda este ano. “É importante provocar as secretarias estaduais para os pontos descentralizados. Pensar uma política pública de cultura é pensar a criança como dona do futuro do país”.

Política para as crianças



Segundo Américo Córdula, a cultura da infância precisa ser trabalhada de forma transversal. “É fundamental a construção de uma política pública para a infância. A relação da SID (Secretaria de Identidade Cultural) com o Fórum Cultura da Infância, vem há alguns anos, desenhando diretrizes e ações. O MinC possibilita os encontros, que são momentos frutíferos, em que aproximamos quem constrói as políticas com quem desenvolve as experiências”, destacou.

Américo Córdula ainda disse que a Funarte está reforçando as políticas para as crianças brasileiras no próximo ano, especialmente com o teatro infantil. Ele também destacou o lançamento do livro Brincando na diversidade com o início da discussão para as diretrizes de uma política voltada para as crianças.

Representando o Bola de Meia, um dos Pontinhos de Cultura que receberam o prêmio, Jaqueline contou que a entidade existe há 20 anos no Vale do Paraíba (SP). Segundo ela, o Ponto de Cultura também é Pontão e iniciou um percurso pelo país com o “Brinca Brasil”, registrando os modos de brincar do país. “O diálogo entre governo e terceiro setor é um fato histórico no Brasil. Que cada um, na sua base, possa ampliar as discussões nas conferências nacionais voltadas para as crianças”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário