sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Sessão comemora 30 anos de Reconstrução da UNE

Homenagem a Javier

Javier participou ativamente pela reconstrução da União Nacional dos Estudantes , acontecida num congresso histórico de 28 a 30 de maio de 1979, em Salvador, Bahia. Este acontecimento ao lado das lutas operárias de São Paulo, Bahia e outros estados, juntamente com a movimentação da Ordem dos Advogados, Comitês Pela anistia, Comitês em Defesa da Amazônia, o MDB, forças políticas não legalizadas , como o PCdoB, movimentos contra a censura, de artistas, comunitário e outros tantos fizeram de 78 e 79 anos decisivos para a democratização do país .

A trajetória política de Javier começou nesse período, tendo sido Presidente do Diretório dos Estudantes de Arquitetura; Secretário geral do DCE UFBA; Presidente do DCE; Diretor de Cultura da UNE e Presidente da UNE em 1981/1982. Neste cargo sofreu perseguição direta da ditadura comandada pelo General Figueiredo, sofrendo um inquérito de expulsão do país, pelo fato de ter nascido na Espanha , tendo chegado com sua familia imigrante, aos sete anos, em 1963. A ditadura já tinha negado o pedido de naturalização feito por Javier. Por todo o país e mesmo no estrangeiro surgiu a campanha "JAVIER É BRASILEIRO" e contra as leis de exceção do regime militar. A sessão é uma iniciativa de Yulo Oitica (PT), presidente da Frente Parlamentar da Juventude e Javier, que é vice presidente.

Um comentário:

  1. O momento foi emocionante e muito construtivo. Podemos perceber o gás de uma geração passada e a herança que esta nos deixou, com o depoimento do deputado e convidados tivemos uma visão maior dessa linda história que é nossa e um novo fôlego para seguir nessa luta que é de todos os brasileiros.
    Ainda tivemos um apoio de todos, inclusive de Javier e do Reitor da UFBA para a reedição do livro que mostra esse congresso sofrido (mais de vitória) e nossas lutas de lá para cá.
    A união universitária tem que se dá desta forma, seguindo um ideal de educação para o nosso país atrelado a uma postura politica ativa, participativa e construtiva.
    Viva a União Nacional dos Estudantes.
    Viva o Socialismo.

    (A UNE somos nós, nossa força e nossa voz).

    ResponderExcluir